
Rorainópolis
Rorainópolis, assim como todo o estado de Roraima, é formado por pessoas de diversas partes do país, principalmente maranhenses.
A população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021 era de 31 387 habitantes[4] e a densidade demográfica de 0,84 km² para cada habitante.
Referências Wilipédia
A cidade foi criada com a instalação de uma sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), às margens da BR-174, a mais importante do Estado, isso na década de 1970. O INCRA implantou um programa para distribuir terras, isso atraiu pessoas de todo o Brasil.
Anos depois em 1995 o município foi criado com terras desmembradas dos municípios de São Luiz, onde se localiza a sede municipal, e São João da Baliza. Possui a segunda maior população do estado.
O município pertence a Mesorregião do Sul de Roraima e Microrregião do Sudeste de Roraima. Seus limites são Caracaraí a oeste e norte, São Luís e São João da Baliza a nordeste e os municípios amazonenses de Urucará, Presidente Figueiredo, Novo Airão e Barcelos a sudeste.
As distâncias rodoviárias de Rorainópolis são Caracaraí (143 km), São Luiz do Anauá (88 km), São João da Baliza (104 km), Caroebe (130 km) e Boa Vista 290,4 km.
A cidade possui um campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e um Centro Multimídias da Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR), cujas sedes encontram-se em Boa Vista.
O município dispõe um Hospital que atende a região Sul do Estado, agência de bancos, dos Correios, rede telefônica e estação de rádio-difusão. Rorainópolis é uma comarca da Justiça Estadual e conta com um Fórum.
Conta com um sistema de 36 km de rede de distribuição de água. A energia elétrica é distribuída pela Roraima Energia.
No transporte conta com o Terminal Rodoviário de Rorainópolis.
Turismo
Pontos Turísticos
-
Pedra da Linha do Equador
Datas festivas e históricas
-
Festival de verão – 1 e 2 de janeiro
-
Dia da Padroeira Nossa Senhora da Assunção - 5 de agosto
-
Aniversário do Município – 17 de outubro
Referências Wilipédia