Rorainópolis

rorainopolis.png
DJI_0132.JPG

Rorainópolis, assim como todo o estado de Roraima, é formado por pessoas de diversas partes do país, principalmente maranhenses.

A população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021 era de 31 387 habitantes[4] e a densidade demográfica de 0,84 km² para cada habitante.

Referências Wilipédia

cidade foi criada com a instalação de uma sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), às margens da BR-174, a mais importante do Estado, isso na década de 1970. O INCRA implantou um programa para distribuir terras, isso atraiu pessoas de todo o Brasil.

Anos depois em 1995 o município foi criado com terras desmembradas dos municípios de São Luiz, onde se localiza a sede municipal, e São João da Baliza. Possui a segunda maior população do estado. 

O município pertence a Mesorregião do Sul de Roraima e Microrregião do Sudeste de Roraima. Seus limites são Caracaraí a oeste e norte, São Luís e São João da Baliza a nordeste e os municípios amazonenses de UrucaráPresidente FigueiredoNovo Airão e Barcelos a sudeste.

As distâncias rodoviárias de Rorainópolis são Caracaraí (143 km), São Luiz do Anauá (88 km), São João da Baliza (104 km), Caroebe (130 km) e Boa Vista 290,4 km.

A cidade possui um campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e um Centro Multimídias da Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR), cujas sedes encontram-se em Boa Vista.

O município dispõe um Hospital que atende a região Sul do Estado, agência de bancos, dos Correiosrede telefônica e estação de rádio-difusão. Rorainópolis é uma comarca da Justiça Estadual e conta com um Fórum.

Conta com um sistema de 36 km de rede de distribuição de água. A energia elétrica é distribuída pela Roraima Energia.

No transporte conta com o Terminal Rodoviário de Rorainópolis.

Turismo

Pontos Turísticos

  • Pedra da Linha do Equador

Datas festivas e históricas

  • Festival de verão – 1 e 2 de janeiro

  • Dia da Padroeira Nossa Senhora da Assunção - 5 de agosto

  • Aniversário do Município – 17 de outubro

Referências Wilipédia