Pacaraima

Município em Roraima

Descrição

Pacaraima é um município brasileiro localizado no norte do estado de Roraima, na fronteira com a Venezuela. Conhecido como "Polo Norte de Roraima", pelo fato de suas temperaturas serem mais baixas que no resto do estado, por causa da altitude.

A história do município de Pacaraima está ligada à demarcação da fronteira com a Venezuela pelo Exército Brasileiro, originando-se em torno do marco conhecido como BV-8, portal de entrada para o Brasil a partir daquele país. Também é de se destacar a implantação de um Pelotão Especial de Fronteira na região. 

Elevação: 920 m

Área: 8.028 km²

População: 18.913 (2020)

Clima: tropical chuvoso com pequeno período seco

CEP69345-000 a 69347-999

PaísBrasil

Altitude: 947 m

Bandeira Pacaraima

Pacaraima.png
Pacaraima.jpg

Pedra Pintada

pedra_pintadac.jpg
pedra_pintadap.jpg

Turismo

A sede do município de Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, está cravada numa região de vales cercado por montanhas e serras. A região de temperatura serrana é uma das mais mais amenas de Roraima. Os próprios índios administram alguns serviços turísticos prestados aos visitantes. Alguns atrativos:

Festas tradicionais

  • Micaraima – Primeiro final de semana após o carnaval.

  • Padroeiro – Comemorado no dia 4 de outubro.

Pontos turísticos

  • Trilha da Nova Esperança – Localizado dentro da reserva indígena de São Marcos, possuindo uma grande diversidade de fauna e flora. O acesso exige autorização da Funai.

  • Sítio Arqueológico da Pedra Pintada (Roraima) – Local de grande riqueza arqueológica, com inscrições rupestres e muitas curiosidades. Acesso pelas rodovias BR-174 e RR-400.

Wikipédia